15 junho 2009

A propósito de santos...

Quase que teimaram comigo que a música que estava a cantar não dizia fungagá...porque fungagá é da bicharada e não dos santos... estava bem disposta mas não surda :) Cá vai:

"Olha o balão, na noite de São João
Para poder dançar bastante com quem tenho à minha espera
Ó-i-ó-ai, pedi licença ao meu pai, e corri com o meu estudante
Que ficou como uma fera

Ó-i-ó-ai, fui comprar um manjerico
Ó-i-ó-ai, vou daqui pró bailarico
E tenho um gaiato aqui dependurado,
Que é mesmo o retrato do meu namorado
E tenho um gaiato aqui dependurado,
Que é mesmo o retrato do meu namorado

Toca o fungagá, toca o Sol e Dó,
Vamos lá, nesta marcha a um fulambó
Toca o fungagá, toca o Sol e Dó,
Vamos lá, nesta marcha a um fulambó

Olha o balão, na noite de São João,
Para não andar maçado da pequena me livrei
Ó-i-ó-ai, não sei com quem ela vai, cá para mim estou governado
Com uma outra que eu cá sei

Ó-i-ó-ai, fui comprar um manjerico
Ó-i-ó-ai, vou daqui pró bailarico
Tenho uma gaiata aqui dependurada
Que tem mesmo a lata, lá da namorada
Tenho uma gaiata aqui dependurada
Que tem mesmo a lata, lá da namorada

Toca o fungagá, toca o Sol e Dó,
Vamos lá, nesta marcha a um fulambó
Toca o fungagá, toca o Sol e Dó,
Vamos lá, nesta marcha a um fulambó"
Marcha Canção de Lisboa

26 maio 2009

Depois de Estoi só mesmo Maria Rita...

Ontem à noite, num coliseu que não encheu...mas que se rendeu ao samba , à voz e a mais uma partilha... Para mim, a música de sempre, e a letra de sempre:

"E assim, chegar e partir
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida"
em "Encontros e Despedidas"

É apenas uma questão de se encontrar o lado certo da viagem! Digo eu! :))

07 maio 2009

Sagres




Devia ser publicado um decreto-lei que obrigasse a uma fim-semana por mês, assim! ;)



27 abril 2009

Domingo, Visita de Estudo

Para compensar a diferença horária dos 365 dias por ano, que os professores trabalham a menos! :))

25 miúdos que trocaram os passeios de família por uma simples visita de estudo...bah...meninos!Nem sequer se baldavam a aulas...

E olha..nem uma gotinha de chuva!











14 abril 2009

Naquele tempo é que era!


Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:

- Em verdade vos digo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...

Pedro interrompeu:
-Temos que aprender isso de cor?
André disse:
- Temos que copiá-lo para o caderno??
Tiago perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso??
Filipe lamentou-se:
- Não trouxe o papiro-diário..
Bartolomeu quis saber: Temos de tirar apontamentos? ?
João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho??
Judas exclamou:
- Para que é que serve isto tudo??
Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas, vamos resolver problemas??
Tadeu reclamou:
- Mas porque é que não nos dás a sebenta e pronto!??
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus cretinos, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:

- Onde está a tua planificação?
Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?
E a avaliação diagnóstica?
E a avaliação institucional?
Quais são as tuas expectativas de sucesso?
Tendes para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios??
Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem??
Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo??E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais??
Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes??
Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares? ?

Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva.

... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos..

Eh pah! Já me falta pouco! :D

14 março 2009

Ah! Parabéns!



Já dizia a música do outro senhor...

"Fecha os olhos e adivinha,
quanto é que eu gosto de ti.
Gosto de ti, desde aqui até à Lua,
Gosto de ti, desde a Lua até aqui.
Gosto de ti,
simplesmente porque gosto,
e é tão bom viver assim..." :D

E olha... muitos e bons anos assim!

26 fevereiro 2009

Adoro ter razão! :D

ai e tal ...aço cirúrgico!bah!:D

25 fevereiro 2009

Carnaval na neve...


Sporting - 1 Loiça - 0

(felizmente não apostámos os dias todos ;))












17 fevereiro 2009

Sumário de hoje : Visita de estudo

Ficava por lá uns bons quinze dias... :D

Para os que seguem atentamente as minhas aventuras escolares, fiquem descansados, não levei nenhuma das minhas turmas e muito menos a minha direcção de turma! Há coisas que têm se de fazer com a máxima concentração!

28 dezembro 2008

Aconteceu ainda em 2008 - II

Jantar de Natal







Aconteceu ainda em 2008 - I

Parabéns Rita e Rodrigo!
O primeiro casamento na companhia de guias :D

24 dezembro 2008

FeLiZ NaTaL!

postal by Carlos Ramalhete ;)

17 dezembro 2008

Querido Pai Natal

Como estou proibida de fazer compras até 2009...resta-me confiar em ti!


Assim de repente, dava jeito:
- singstar dos ABBA
- singstar dos ABBA
- singstar dos ABBA (a malta de 79 tem destes gostos...)
- se calhar um buzz com comandos e uns jogos para a PS
- bases para copos e garrafas;
- uma picadora tamanho XL, para as margaritas não demorarem 3 horas a ficar prontas...lol
- cd do movimento upa ( o verdadeiro, não cópias)
- conjunto de facas de cozinha
- um cinzeiro daqueles com pé para ficar na varanda...
- tb preciso de quadros, candeeiros, um cabide...se quiseres trazer pela chaminé estás à vontade!

Esqueci-me de alguma coisa?! :D

09 dezembro 2008

Lula Pena - Passion

A primeira vez que ouvi Rodrigo Leão ainda andava pelo Monte da Caparica...esta ficou sempre no ouvido! ;)

26 novembro 2008

3 meses de Férias!!!

A propósito daquela piada recorrente sobre as minhas férias...e em reposta a um senhor indignado que foi até aos jornais indignar-se com a indignação dos professores...ainda há poucos dias tinhanhos tido uma conversa sobre isto...nem por acaso! ;)

"Caro anónimo indignado com a indignação dos professores, homens (e as mulheres) não se medem aos palmos, medem-se, entre outras coisas, por aquilo que afirmam, isto é, por saberem ou não saberem o que dizem e do que falam.O caro anónimo mostra-se indignado (apesar de não aceitar que os professores também se possam indignar! Dualidade de critérios deste nosso estimado anónimo... Mas passemos à frente) com o excesso de descanso dos professores: afirma que descansamos no Natal, no Carnaval, na Páscoa e no Verão, (esqueceu-se de mencionar que também descansamos aos fins-de-semana). E o nosso prezado anónimo insurge-se veementemente contra tão desmesurada dose de descanso de que os professores usufruem e de que, ao que parece, ninguém mais usufrui.Ora vamos lá ver se o nosso atento e sagaz anónimo tem razão. Vai perdoar-me, mas, nestas coisas, só lá vamos com contas.

O horário semanal de trabalho do professor é 35 horas. Dessas trinta e cinco, 11 horas (em alguns casos até são apenas dez) são destinadas ao seu trabalho individual, que cada um gere como entende. As outras 24 horas são passadas na escola, a leccionar, a dar apoio, em reuniões,em aulas de substituição, em funções de direcção de turma, de coordenação pedagógica, etc., etc.Bom, centremo-nos naquelas 11 horas que estão destinadas ao trabalho que é realizado pelo professor fora da escola (já que na escola não há quaisquer condições de o realizar): preparação de aulas, elaboração de testes, correcção de testes, correcção de trabalhos de casa, correcção de trabalhos individuais e/ou de grupo, investigação e formação contínua.

Agora, vamos imaginar que um professor, a quem podemos passar a chamar de Simplício, tem 5 turmas, 3 níveis de ensino, e que cada turma tem 25 alunos (há casos de professores com mais turmas,mais alunos e mais níveis de ensino e há casos com menos - ficamos por uma situação média, se não se importar). Para sabermos o quanto este professor trabalha ou descansa, temos de contar as suas horas de trabalho.Vamos lá, então, contar:

1. Preparação de aulas: considerando que tem duas vezes por semana cada uma dessas turmas e que tem três níveis diferentes de ensino, o professor Simplício precisa de preparar, no mínimo, 6 aulas por semana(estou a considerar, hipoteticamente, que as turmas do mesmo nível são exactamente iguais -- o que não acontece -- e que, por isso, quando prepara para uma turma também já está a preparar para a outra turma do mesmo nível). Vamos considerar que a preparação de cada aula demora 1hora. Significa que, por semana, despende 6 horas para esse trabalho.Se o período tiver 14 semanas, como é o caso do 1.º período do presente ano lectivo, o professor gasta um total de 84 horas nesta tarefa.

2. Elaboração de testes: imaginemos que o prof. Simplício realiza, por período, dois testes em cada turma.. Significa que tem de elaborar dez testes. Vamos imaginar que ele consegue gastar apenas 1 hora para preparar, escrever e fotocopiar o teste (estou a ser muito poupado,acredite), quer dizer que consome, num período, 10 horas neste trabalho.

3. Correcção de testes: o prof. Simplício tem, como vimos, 125 alunos,isto implica que ele corrige, por período, 250 testes. Vamos imaginar que ele consegue corrigir cada teste em 25 minutos (o que, em muitas disciplinas, seria um milagre, mas vamos admitir que sim, que é possível corrigir em tão pouco tempo), demora mais de 104 horas para conseguir corrigir todos os testes, durante um período.

4. Correcção de trabalhos de casa: consideremos que o prof. Simplício só manda realizar trabalhos para casa uma vez por semana e que corrige cada um em 10 minutos. No total são mais de 20 horas (isto é, 125 alunos x 10minutos) por semana. Como o período tem 14 semanas, temos um resultado final de mais de 280 horas.

5. Correcção de trabalhos individuais e/ou de grupo: vamos pensar que o prof. Simplício manda realizar apenas um trabalho de grupo, por período, e que cada grupo é composto por 3 alunos; terá de corrigir cerca de 41 trabalhos. Vamos também imaginar que demora apenas 1 hora a corrigir cada um deles (os meus colegas até gargalham, ao verem estes números tão minguados), dá um total de 41 horas.

6. Investigação: consideremos que o professor dedica apenas 2 horas por semana a investigar, dá, no período, 28 horas (2h x 14 semanas).


7. Acções de formação contínua: para não atrapalhar as contas, nem vou considerar este tempo.

Vamos, então, somar isto tudo:84h+10h+104h+280h+41h+28h=547 horas.Multipliquemos, agora, as 11horas semanais que o professor tem para estes trabalhos pelas 14 semanas do período: 11hx14= 154 horas.Ora 547h-154h=393 horas. Significa isto que o professor trabalhou, no período, 393 horas a mais do que aquelas que lhe tinham sido destinadas para o efeito.Vamos ver, de seguida, quantos dias úteis de descanso tem o professor no Natal..No próximo Natal, por exemplo, as aulas terminam no dia 18 de Dezembro. Os dias 19, 22 e 23 serão para realizar Conselhos de Turma,portanto, terá descanso nos seguintes dias úteis: 24, 26, 29 30 e 31de Dezembro e dia 2 de Janeiro. Total de 6 dias úteis. Ora 6 dias vezes 7 horas de trabalho por dia dá 42 horas. Então, vamos subtrair às 393 horas a mais que o professor trabalhou as 42 horas de descanso que teve no Natal, ficam a sobrar 351 horas. Quer dizer, o professor trabalhou a mais 351 horas!! Isto em dias de trabalho, de 7 horas diárias, corresponde a 50 dias!!! O professor Simplício tem um crédito sobre o Estado de 50 dias de trabalho. Por outras palavras, o Estado tem um calote de 50 dias para com o prof. Simplício.

Pois é, não parecia, pois não, caro anónimo? Mas é isso que o Estado deve, em média, a cada professor no final de cada período escolar.Ora, como o Estado somos todos nós, onde se inclui, naturalmente, o nosso prezado anónimo, (pressupondo que, como nós, tem os impostos em dia) significa que o estimado anónimo, afinal, está em dívida para como prof. Simplício. E ao contrário daquilo que o nosso simpático anónimo afirmava, os professores não descansam muito, descansam pouco!Veja lá os trabalhos que arranjou: sai daqui a dever dinheiro a um professor. Mas, não se incomode, pode ser que um dia se encontrem e,nessa altura, o amigo paga o que deve."

24 novembro 2008

24Nov


Em honra dos velhos tempos...idos, mas realmente vividos ;)
PARABÉNS!

17 novembro 2008

Mito Lunar


Ora por partes...como prometido...


"Visto da Terra, o satélite apresenta fases e exibe sempre a mesma face, facto que gerou inúmeras especulações a respeito do teórico lado escuro da Lua, que na verdade fica iluminado quando estamos no período chamado de Lua nova. O período de rotação é igual ao período de translação...As partes mais próximas de um objecto em órbita em volta de um planeta sofrem uma atracção gravitacional maior deste (porque estão a uma menor distância dele) do que as mais distantes, ou seja, há um gradiente de gravidade. Isso faz com que se gere um binário que leva o objecto a acabar por ficar orientado no espaço de modo a que seja a sua parte com uma maior massa a ficar voltada para o planeta. É esse efeito que explica porque é que a Lua assume uma taxa de rotação estável que mantém sempre a mesma face voltada para a Terra"

fonte: wikipédia





Não encontrei justificação para o bugs bunny fazer o pino....mas não quer dizer, de todo, que não o faça! :D